MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professores ministram palestras em festival internacional de ciência

Terça-feira, 14 de junho de 2016

Já pensou aprender ciência e ter conhecimento sobre as novas descobertas científicas em um lugar descontraído como cafés, restaurantes e bares? Essa é a proposta do festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que está bem perto de você. Nos dias 23, 24 e 25 de maio, Belo Horizonte será palco de debates interessantes e relevantes sobre pesquisas científicas mais recentes e os professores do CEFET-MG estarão participando como palestrantes. O evento, gratuito, acontecerá em 12 países, em mais de 100 cidades, de forma simultânea.

Em Belo Horizonte, o Festival irá acontecer no Itatiaia Rádio Bar, Cantina do Lucas e Cafeteria do MM Gerdau. Os assuntos que serão abordados são instigantes, polêmicos e atuais e os participantes terão oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com quem faz ciência. Na programação, há uma variedade de temas, como vírus, cérebro, sociedade, tecnologia, sustentabilidade, planetas, galáxias, entre outros.

Os pesquisadores irão sair dos seus laboratórios para contar como é o trabalho que fazem e os impactos disso na vida das pessoas. A coordenadora do Departamento de Artes, professora Cláudia França, irá abordar a temática “Cultura maker: pensar-criar-realizar”. A ideia é a de que qualquer pessoa possa construir, consertar, modificar e fabricar objetos, máquinas, projetos e processos com suas próprias mãos. Para a professora, a proposta do Festival é muito interessante e se converge com o projeto “Ciência, Café e Cultura” desenvolvido na Instituição. “A gente sai dos muros institucionais e apresenta a ciência em um formato descontraído”.
Os professores do Departamento de Computação do campus II, Tales Argolo e Ramon da Cunha Lopes, levarão o tema “Teach me out” e a palestra “O futuro dos robôs”. “Como funcionam os veículos autônomos?”, “quais os limites da inteligência artificial?”, “os robôs podem dominar o mundo?” serão algumas questões a serem esclarecidas.

“A veiculação da ciência aproxima a sociedade do mundo acadêmico. Através de iniciativas como essa, é possível viabilizar um canal de troca de experiências para que a pesquisa pura, articulada com a pesquisa aplicada possam ser entendidas e apoiadas de modo a trazerem o melhor para a sociedade”, destaca o professor Ramon, que leciona as disciplinas de Robótica, Controle de Sistemas Dinâmicos e Circuitos Elétricos no curso de Engenharia da Computação do campus II.
<h3>O que é o Pint of Science?</h3>
O Pint of Science, uma organização sem fins lucrativos, nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por dois pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico, em locais informais como bares e restaurantes, de maneira descontraída.

Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival na Inglaterra reunindo os maiores nomes, provenientes de diversos campos do conhecimento, para explicar seu trabalho aos amantes da ciência.
O evento chegou ao Brasil em 2015, e neste ano temos a participação de sete cidades.

Mais informações no site: https://pintofscience.com/

Currículo dos professores do CEFET-MG

Cláudia França
Doutora em Educação pela UFMG na área de Comunicação Pública da Ciência. Estudou Engenharia Eletrônica, mas acabou se graduando em Belas Artes. Professora de Arte no CEFET-MG. Tem interesse no Movimento Maker e é idealizadora da 1ª Jornada CEFET Maker.

Tales Argolo
Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sistemas Dinâmicos, com ênfase em Modelagem e Previsão de Séries Temporais, Controle Não-Linear e Estratégias de Coordenação de Múltiplos Agentes, atuando principalmente nos seguintes temas: controle não-linear, robótica cooperativa, identificação de sistemas, análise de dados sub-rogados. Atualmente, é Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus II, no Departamento de Computação.

Ramon da Cunha Lopes
Graduou-se em Engenharia Elétrica na PUC-Minas. Fez mestrado em Engenharia Elétrica pela UFMG. É doutorando em Modelagem Matemática e Computacional do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização e controle em sistemas elétricos, processos industriais, tráfego urbano e robótica.

Programação:

23 de maio – 19h30 às 21h
• Tema: Dengue, Zika, chikungunya: o que é fato e o que é boato?
Local: Itatiaia Rádio Bar, Rua Pium-Í, 620 – Carmo
• Tema: Cultura maker: pensar-criar-realizar
Local: Cantina do Lucas, Av. Augusto de Lima, 233 – Loja 18/19 – Centro
• Tema: Do Big Bang ao DNA
Local: Cafeteria do MM Gerdau, Praça da Liberdade, s/n – Funcionários

24 de maio – 19h30 às 21h
• Tema: Cérebro em pauta: as doenças da modernidade
Local: Itatiaia Rádio Bar
Tema: O futuro dos robôs
Local: Cantina do Lucas
• Tema: Ciência na mesa: transgênicos e defensivos agrícolas
Local: Cafeteria do MM Gerdau

25 de maio – 19h30 às 21h
• Tema: Startups, spin off, open innovation:é de comer ou passar no cabelo?
Local: Itatiaia Rádio Bar
• Tema: Cuspe e giz são coisas do passado? Os novos modelos de ensino
Local: Cantina do Lucas
• Tema: Mundo invisível: a nanotecnologia e suas aplicações
Local: Cafeteria do MM Gerdau

Secretaria de Comunicação Social – CEFET-MG