MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Secretaria cadastra voluntários para auxiliar na integração de estrangeiros

Terça-feira, 14 de junho de 2016

Quer viver uma experiência internacional sem sair do CEFET-MG? Para ajudar na integração de estrangeiros durante o período de mobilidade no CEFET-MG, o programa Buddy, desenvolvido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), busca voluntários. De acordo com o perfil, os buddies são convocados a acompanhar e auxiliar alunos, professores, pesquisadores e visitantes de diferentes países que, muitas vezes, não falam português.

Após a chegada do estrangeiro, o buddy o auxilia em questões cotidianas dentro e fora do CEFET-MG. O acompanhamento inclui desde dicas de transporte e alimentação, até a apresentação de pontos turísticos e atividades locais. Não é necessário que o anfitrião tenha horários ou datas fixas, já que a disponibilidade pode ser negociada entre os participantes.

O programa apresenta-se como uma oportunidade de conhecer novas pessoas, culturas e idiomas, possibilitando um olhar mais amplo sobre as diferenças do mundo. O secretário de Relações Internacionais (SRI), professor Jerônimo Coura Sobrinho, explica que, além do ganho cultural e social envolvido, a certificação obtida com a participação no programa conta pontos nas ações de intercâmbio e nas demais atividades desenvolvidas pela SRI.

Os interessados em participar devem preencher o formulário próprio e enviar para o e-mail sri@adm.cefetmg.br. Podem se inscrever alunos, docentes e outros membros da comunidade cefetiana. Os dados serão adicionados ao banco de dados da Secretaria, que entrará em contato quando o CEFET-MG receber um estrangeiro que se encaixe no perfil do voluntário.

Secretaria de Relações Internacionais (SRI)
com edição da Secretaria de Comunicação / CEFET-MG