MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Aluno do CEFET-MG conquista vaga e vai competir nas Olimpíadas

Quinta-feira, 28 de julho de 2016

 

Ítalo Manzine, após conquista de vaga para as Olimpíadas. Foto: Orlando Bento/MTC.

Ítalo Manzine, após conquista de vaga para as Olimpíadas. Foto: Orlando Bento/MTC.

 

Ítalo Manzine conquistou a vaga na disputa dos 50m livre na natação batendo o medalhista César Cielo

Dois meses: esse é o tempo que falta para o Brasil receber o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas. É também o período que o estudante do CEFET-MG, Ítalo Manzine, tem para concluir sua preparação para concorrer a uma das medalhas da competição.

Ítalo, aluno do 3º período de Administração do campus II – Belo Horizonte, é uma das grandes surpresas dessa edição das Olimpíadas. O jovem, de apenas 24 anos, conquistou uma das duas vagas na disputa dos 50m livre na natação (prova mais rápida da modalidade), batendo o medalhista César Cielo durante disputa do Troféu Maria Lenk, em abril deste ano.

O estudante, natural de Belo Horizonte, passou sua infância e adolescência na pequena cidade de Paraguaçu, no sul de Minas. Foi lá que ele descobriu a sua paixão pelo esporte e começou a praticá-lo. “Sempre gostei muito de água e entrava em lugares muito fundos para mim, e isso preocupava os meus pais, pois era inevitável que eu me afogasse. Então me matricularam na escolinha de natação do Ideal Clube de Paraguaçu.”

Mas foi voltando para a capital, aos 17 anos, que Ítalo decidiu se profissionalizar no esporte. Em 2014 ele chegou ao Minas Tênis Clube, lugar em que teve a oportunidade de nadar junto ao seu ídolo: César Cielo. Também foi neste ano que o jovem nadador prestou o vestibular para o CEFET-MG e foi aprovado. “Criatividade e empreendedorismo sempre foram características naturais minhas, fiquei com dúvida se iria cursar engenharia ou administração e acabei optando por administração por ser um curso mais versátil.”

Devido à rotina de treinamentos, o atleta trancou o curso temporariamente, mas pretende concluí-lo e se formar antes das Olimpíadas de 2020. A dois meses da competição, ele divide seu tempo entre atividades na água, academia, trabalhos multidisciplinares de psicologia, yôga, trabalho de correção postural e análise biomecâmica. E também não abre mão do descanso, de uma boa alimentação, de massagens, crioterapia e fisioterapia.

Com o bom resultado na eliminatória e a dedicação integral ao preparo para os jogos, a expectativa de Ítalo para a competição é grande. “O Brasil tem criado uma grande tradição nas provas de velocidade na natação, fomos o único país até o presente momento que teve três atletas nadando os 50m livre na casa dos 21 segundos, e eu tenho treinado ainda mais intensamente para buscar uma medalha, a tarefa não será fácil, mas não é algo impossível. Na seletiva Olímpica nadei 21″82 cometendo alguns erros nos meu fundamentos e ainda sim estou ranqueado como o oitavo melhor tempo do mundo esse ano, então tudo pode acontecer.”

Mais

Saiba tudo sobre as Olimpíadas Rio 2016

Conheça o curso de Administração do CEFET-MG

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG
Crédito da foto: Orlando Bento / MTC