MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG compra mais nove mil livros para suas bibliotecas

Quinta-feira, 28 de julho de 2016

O CEFET-MG investiu neste ano mais de 775 mil reais na aquisição de novos livros para suas bibliotecas. A compra representa um aumento de 9.328 exemplares nos mais de cinquenta mil títulos que a instituição já possuía.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Universitária do CEFET-MG, Maria Angela Dias dos Santos, nos últimos anos mais de um milhão e oitocentos mil reais foram gastos no aumento do acervo, entre livros nacionais e importados. “A política de desenvolvimento de coleções do CEFET-MG se dá por meio de compras anuais regulares via processos licitatórios, por meio de doações recebidas, além de verbas advindas de editais de órgãos de fomento, como FAPEMIG e CAPES”, conta Maria Angela.

Os novos livros são destinados a todas as Unidades do CEFET-MG e passam por diversas áreas do conhecimento. A coordenadora explica que a seleção e o crescimento das coleções acompanham a renovação do ensino e o desenvolvimento de novas áreas de atuação da Instituição: “Essa política determina critérios que possibilitam a racionalização dos recursos disponíveis, distribuindo de forma qualitativa e quantitativa as novas aquisições entre todas as Unidades”.

Maria Angela dos Santos afirma que os serviços das bibliotecas precisam ser sempre renovados, de forma a acompanhar as inovações tecnológicas e a demanda crescente pela diversificação dos serviços prestados. Entre as últimas ações realizadas pelas bibliotecas estão a implantação de um novo software de automação dos serviços, assinaturas de bases de livros eletrônicos e melhorias em infraestrutura.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG