MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Empresa incubada vai receber diploma de graduação na sexta, 10

Quinta-feira, 28 de julho de 2016

A Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET-MG, por intermédio da Nascente Incubadora de Empresas, irá realizar na sexta-feira, 10, uma cerimônia de entrega do diploma de graduação para a empresa incubada IONSYS. A iniciativa faz parte do Programa de Incubadoras de Empresas desenvolvido na Instituição. A empresa graduada receberá a certificação às 16 horas, na sala do Conselho Diretor do campus I.

Os idealizadores da IONSYS, Túlio Fernandes de Oliveira e Hélio Capella, formados em Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, respectivamente, pelo CEFET-MG, desenvolveram um produto de alto conteúdo tecnológico e adequado ao uso para processos específicos, sendo seus principais clientes empresas que prestam serviços na área de postos de combustíveis.

“Fazer parte do processo de incubação agregou na bagagem como empreendedor e abriu novas oportunidades, como participar de programas de mentoria, conhecer startups incubadas e manter networking. Foi uma experiência gratificante para quem, assim como eu, busca o caminho do empreendedorismo como sonho”, explica Túlio.

É essa a ideia da Nascente Incubadora de Empresas que, ao longo de 17 anos de existência, possibilitou o desenvolvimento de 13 projetos de pré-incubação, 30 de incubação e 12 empresas graduadas na capital e Unidades do interior. “A Nascente é um ambiente profícuo para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, possibilitando aos participantes, desenvolverem e/ou aprimorarem suas vocações empreendedoras, o que possibilita o avanço socioeconômico da sociedade mineira e brasileira”, avalia o gerente da Nascente, Ronaldo Machado.

Segundo ele, o Programa fortalece as empresas, preparando-as para sobreviver no mercado, como forma de incentivar a inovação e o empreendedorismo. O Programa de Incubação é propício para o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços, utilizando tecnologias inovadoras, com comprovada viabilidade técnica, econômica e mercadológica.

Nascente Incubadora
A Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG, ligada à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário, foi fundada em 27 de novembro de 1998. Ela surgiu da vocação da Instituição em produção e gerenciamento de tecnologia e sua atuação está direcionada para a difusão da cultura empreendedora e de inovações no mercado. O objetivo é servir como suporte estrutural para empreendimentos de base tecnológica.
As áreas de atuação estão voltadas para a inovação e o empreendedorismo, relacionando-se ao desenvolvimento tecnológico e gerencial, a transferência de tecnologia e à propriedade intelectual (contando com o apoio da Coordenação Geral de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Instituição) dos projetos residentes.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG