MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projetos sobre divulgação científica são aprovados em editais da Fapemig

Quinta-feira, 28 de julho de 2016

Projetos sobre divulgação científica são aprovados em editais da Fapemi

Três projetos de servidores do CEFET-MG submetidos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) foram aprovados em dois editais. As duas chamadas públicas estão relacionadas a ações de divulgação científica, sendo a primeira “Apoio à Organização e Execução de Ações de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação” e o outro edital sobre “Apoio à Criação e Consolidação das Estruturas de Comunicação e Divulgação da Ciência”. Juntas, garantirão o investimento de cerca de R$4 milhões.
A chamada “Ações de Popularização da Ciência” tem objetivo de disseminar e democratizar a informação sobre a produção do conhecimento em ciência e tecnologia em Minas Gerais e suas implicações no dia a dia dos cidadãos. Foram aprovados os projetos “Programa Enxurrada De Bits: Popularizando A Engenharia De Computação Entre Estudantes Da Educação Básica” do professor Sandro Renato Dias e “O CEFET-MG, Do Cabana Do Pai Tomás Ao Aglomerado Da Serra: Conexões Entre Ciência, Tecnologia E Educação”, do professor Bráulio Silva Chaves. Segundo a Fapemig, 167 propostas foram recebidas, sendo 33 recomendadas para contratação e 134 não.
Confira a lista das propostas aprovadas

Na chamada de “Apoio a Estruturas de Comunicação”, o projeto “Institucionalização da Comunicação e divulgação da Ciência no âmbito do CEFET-MG” organizado pela coordenadora de Divulgação Científica Sônia Miranda de Oliveira foi contemplado. O objetivo da chamada é oferecer apoio financeiro à implantação ou à consolidação dessas estruturas de comunicação de Universidades Públicas ou Confessionais e de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). De acordo com a Fapemig, foram recebidas 20 propostas, sendo que 9 foram recomendadas para contratação e 11 não.
Confira a lista das propostas aprovadas

Segundo o professor Conrado de Souza Rodrigues, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG, os projetos aprovados demonstram a consistência dos trabalhos realizados na Instituição. Eles contemplam áreas de popularização e divulgação da ciência, lugares ainda deficitários no fazer científico. “Entendemos que precisamos interagir mais com a sociedade e mostrar de maneira mais simples o que tem sido feito nas pesquisas científicas. As propostas foram fruto de um grande esforço de nossos servidores e esse resultado permitirá que desenvolvamos melhor os mecanismos da comunicação científica”, explica Conrado.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG