MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Semana de reciclagem contará com palestras e trabalhos

Quinta-feira, 28 de julho de 2016

Você sabia que o tempo de decomposição de pilhas e baterias pode variar de 100 a 500 anos? E que existem programas de coleta seletiva e o descarte desse lixo tóxico? Essas curiosidades e muitas outras informações serão abordadas na 1ª Semana de Reciclagem, Recuperação e Reutilização de Materiais – SERMAT –, uma iniciativa multidisciplinar e intersetorial, idealizada pelos professores do Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET-MG Marcello Dumont e Danielle Marra. O evento ocorrerá de 13 a 20 de junho, no campus I, e as inscrições para as oficinas e palestras devem ser realizadas exclusivamente pela Internet.

O objetivo é promover a discussão sobre preservação, desenvolvimento e utilização sustentável dos recursos naturais e estimular a mudança de hábitos e atitudes. Além de palestras, visitas técnicas e exposição de trabalhos técnicos e científicos, será realizada uma campanha de coleta seletiva de resíduos coordenada pelos alunos da disciplina Técnicas para Reciclagem de Materiais, do 7º período de Engenharia de Materiais. O foco dessa campanha será nos resíduos como papel, metais, pilhas, lâmpadas fluorescentes, óleo, vidros, cavacos de usinagem e eletroeletrônicos. Os materiais coletados serão encaminhados para cooperativas e empresas que trabalham com processamento e reciclagem.

“Devemos utilizar constantemente o potencial técnico, tecnológico e social existente no CEFET MG para promover a discussão a respeito da correta disposição de resíduos, das técnicas e opções existentes para o reprocessamento. Devemos incentivar o consumo e o descarte consciente, aproximar a academia da sociedade e dos setores industriais, transferindo conhecimento como ferramenta transformadora”, conclui o professor Marcello.
O evento é aberto ao público em geral.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG