MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos do campus I organizam torneio de futsal interclasses

Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Desde o início de abril, um grupo de estudantes do ensino técnico do campus I (Unidade Belo Horizonte) do CEFET-MG tem realizado um torneio de futsal interclasses. A competição, que já se encaminha para a final, foi totalmente coordenada pelos estudantes, desde a organização da tabela até a arbitragem.

Marina Aparecida Guimarães, do segundo ano de Mecânica, conta que a iniciativa partiu dos alunos André Barão, Lucas Libério, Guilherme Aguiar e Daniel Silva. Quando a ideia se expandiu para ter também um campeonato feminino, Marina entrou na equipe.  “A organização está toda nas nossas mãos. Organizamos tabela, disponibilidade dos jogos. É claro que contamos com um grande apoio do DESFID (Departamento de Educação Física), que nos deu material, espaço e um reconhecimento muito grande”, conta Marina.

Competiram 36 equipes masculinas e 16 femininas, reunindo turmas de todos os cursos do ensino técnico. Segundo o professor Vitor Guimarães, que supervisiona o evento, as partidas têm atraído um número significativo de estudantes: “em torno de cem alunas e alunos acompanharam cada partida no ginásio”.

Vitor se surpreendeu com o trabalho autônomo dos estudantes. Para Marina Oliveira, o trabalho na organização foi de muita responsabilidade, mas proporcionou um grande crescimento para eles. “É desafiador ter que tomar decisões em grupo e o tempo todo aprender mais sobre respeitar o outro e a opinião alheia”.

As finais feminina e masculina aconteceram nessa quinta e sexta-feira, respectivamente. Na final feminina, as meninas da Química venceram por 3 a 1 as do curso de Mecânica B. E, no jogo masculino, a turma de Eletrotécnica 2B venceu a de Eletrônica 2A por 5 a 1.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG