MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG é representado na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Os trabalhos dos professores Arnaldo de Oliveira Junior, do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental, e Ricardo José Azevedo, do Departamento de Geografia e História, vão ser apresentados na 68ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  O maior evento de divulgação científica da América Latina teve início no domingo (3) e se estende até dia 9 de julho, na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro.

As apresentações, na sessão de pôsteres, ocorrerão na quarta-feira (6). O trabalho do professor Arnaldo, intitulado “Pagamento pelo serviço ambiental do ribeirão Soberbo, Serra do Cipó, Minas Gerais”, tem como objetivo estimar o valor do Pagamento pelo Serviço Ambiental (PSA) prestado pelo ribeirão Soberbo. O PSA é um mecanismo econômico de bonificação àquele que realiza alguma prática ou manejo sustentável para preservação de um serviço ambiental, como a água. “O PSA é um forte instrumento de gestão pública; como fomento à proteção de recursos naturais; bonificação ao seu protetor/provedor; subsídio à elaboração de políticas públicas municipais de PSA”, explica o coordenador do projeto realizado no âmbito do edital de projeto da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG.
O trabalho “A dinâmica socioespacial de praças e parques de Limeira-SP”, de autoria do professor Ricardo, buscou analisar a dinâmica socioespacial de praças e parques da cidade de Limeira, no interior de São Paulo. “Os espaços públicos foram analisados sob a ótica da produção do espaço, em sua relação dialética entre dominação e apropriação, tomando como referência o conceito de lugar para melhor entendimento das complexas relações sociais que se estabelecem nesses espaços da cidade”. Esse estudo é resultado da tese do professor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

CEFET-MG fará cobertura de evento sobre Ciência e Tecnologia