MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEPE aprova alteração na matriz curricular para a Educação Profissional

Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Em reunião nessa terça-feira (5), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou alterações na matriz curricular para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do CEFET-MG, a ser implementada em 2017, após apreciação de recursos apresentados pelos Departamentos.

Em relação à matriz curricular encaminhada pelo Conselho de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), houve mudanças nas disciplinas de Geografia, Sociologia e Educação Física. As mudanças são ajustes para aperfeiçoar a matriz curricular nos casos da Educação Física, em que o CEPE acrescentou mais duas horas-aula na terceira série, de oferta obrigatória, mas optativa para os alunos; da Sociologia, com oferta prevista de 2 horas-aula na segunda série e 2 horas-aula na terceira série, agora, passará a ser ofertada somente na terceira série, mas 4 horas-aula; e da Geografia, em que houve a inversão de 3 e 2 horas-aula para 2 e 3 horas-aula na primeira e segunda série, respectivamente. Já a disciplina de Filosofia permaneceu como aprovado pelo CEPT, ou seja, na primeira e segunda séries com 2 horas-aula semanais. Veja as mudanças ocorridas após os recursos.

De acordo com a diretora da Educação Profissional e Tecnológica, professora Carla Chamon, a reestruturação na matriz curricular dos cursos visa, entre outras questões, diminuir a sobrecarga de aula. “Há cursos em que a carga horária semanal chega a 42 horas-aula, impedindo o aluno de participar de atividades extraclasse e de projetos científicos, tecnológicos e de extensão oferecidos pela Instituição. Nesse sentido, todos estão fazendo um esforço para eliminar a sobreposição de conteúdo, a fim de tornar o curso mais integrado”, explicou Chamon.

Segundo o diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, o debate não pode se restringir à aprovação da matriz curricular, mas deve tratar de questões mais amplas em relação à Educação Profissional e Tecnológica. “Novos eventos, como o Seminário ocorrido no início do ano, serão planejados para manter ativa a discussão na comunidade acadêmica, de maneira a levar a questão a um novo patamar”, afirmou.

Saiba mais

Conselho aprova diretrizes para educação profissional técnica
Têm início as atividades do seminário do Ensino Técnico
Seminário da EPTNM: acesse o regimento e envie suas sugestões
Envio de sugestões para diretrizes pedagógicas do ensino técnico
Jornada Pedagógica abre semestre letivo com atividades para os docentes

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG