MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Dia 30 tem debate sobre gênero e diversidade sexual

Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A Coordenação Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID), vinculada à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG, por meio do Núcleo sobre Estudos de Gênero e Diversidades (NEGED), promove, no dia 30 de junho, uma mesa de debates sobre gênero e diversidade sexual com enfoque nas comunidades LGBTs. O evento será no auditório do campus I, a partir das 14h. A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica e será transmitida para as Unidades do interior por videoconferência.

A advogada Mariana Septimio, engajada na luta pelas causas populares, irá falar sobre a luta pelos direitos e contra a violência e as conquistas das comunidades LGBTs em Belo Horizonte e no Brasil. A representante do grupo Negras Ativas Organização de Mulheres, Jozeli Rosa, falará sobre resistência e organização na perspectiva da juventude, raça, classe e gênero.

O evento vai contar com a participação de Eliane Dias, da Rede AfroLGBT, falando sobre as especificidades da diversidade, e do estudante de filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais Raul Capistrano, palestrando sobre “Diversidade sexual na perspectiva  da transexualidade: homens trans, patologia e negação de direitos”.

Segundo a organizadora do evento, professora Silvani Valentim, “o objetivo de abordar esses temas é criar estratégias contra a LGBTfobia, bem como valorizar, respeitar e dar apoio à comunidade LGBT”.

Saiba mais

O que significa a sigla LGBT?

Essa sigla tem uma dimensão política bastante forte. Objetiva dar visibilidade aos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. No Brasil, o movimento LGBT teve início nos anos 70 e, ao longo de sua história, milhares de pessoas têm lutado por aceitação, respeito, reconhecimento e garantia de direitos.

A temática de gênero envolve várias questões. Gênero signifi­ca pensar homens e mulheres como produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos. É fundamental a Universidade estudar e debater questões de gênero, por se tratar de um espaço formador de opinião e onde se constrói uma pluralidade de saberes. Os estudantes e toda comunidade acadêmica têm de se conscientizar sobre a gravidade da LGBTfobia.

Outras informações sobre o tema ou o evento: www.diversidades.cefetmg.br ou (31) 3319-7026.

Secretaria de Comunicação Social/ CEFET-MG
com informações Núcleo sobre Estudos de Gênero e Diversidades