MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Refugiados terão aulas de português gratuitas no CEFET-MG

Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O grupo de pesquisa e extensão InforTec dá início, em 6 de agosto, ao primeiro curso de português como língua de acolhimento para imigrantes

A capacitação gratuita é voltada para refugiados, imigrantes e portadores de visto humanitário e será realizada no campus I sempre aos sábados, até o dia 26 de novembro.

As aulas de língua portuguesa, produção social, cultura e sociedade serão ministradas por bolsistas do curso de Letras, alunos de pós-graduação em Estudos de Linguagens e professores do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, todos acompanhados por especialistas da área de Português como Língua Estrangeira do InforTec. “O objetivo é contribuir para a qualificação profissional e para a inserção social dos participantes, já que a falta de domínio da língua e da cultura local são obstáculos para essa inserção”, explica o secretário de Relações Internacionais do CEFET-MG, professor Jerônimo Coura Sobrinho, que é integrante do InforTec e responsável pelo curso.

Para a primeira turma, estão previstas 20 vagas. Para o 1º semestre de 2017, o grupo pretende atender 40 pessoas e, no semestre seguinte, 60. A capacitação contempla uma abordagem comunicativa intercultural, com foco no letramento crítico e na visão de língua como cultura. Busca oferecer a possibilidade de contato com o meio acadêmico brasileiro, ampliar conhecimentos do imigrante acerca da formação da sociedade brasileira e prepará-los para a comunicação no mundo do trabalho.

As inscrições são online e é necessário que o candidato informe o número da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) entre outros dados pessoais. A capacitação é uma realização conjunta da Secretaria de Relações Internacionais e a Diretoria de Graduação, com apoio da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.
Brasil

O Brasil tem sido visto como um país promissor para estrangeiros, mas faltam políticas migratórias de acesso à saúde e à educação, entre outros, que possam reduzir a situação de vulnerabilidade desses grupos. Em 2015, foram 8,5 mil refugiados reconhecidos pelo governo brasileiro, proveniente de cerca de 80 países, principalmente da Síria, da Angola, da Colômbia e da República do Congo, segundo o Sistema de Refúgio Brasileiro, documento produzido pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Haitianos, senegaleses e sírios são aqueles que mais solicitaram refúgio no Brasil.

Saiba mais

Curso de Português como língua de acolhimento para refugiados
6 de agosto a 26 de novembro (aos sábados)
CEFET-MG campus I – Avenida Amazonas, nº 5253, Nova Suíça – BH/MG
Informações: sri@cefetmg.br / (31) 3319-7024
Inscrições pelo formulário

Secretaria de Comunicação Social /  CEFET-MG