CEFET-MG

Organização

Secretaria

A Secretaria da Diretoria de Unidade funciona junto à Diretoria, na sala 317 do prédio escolar, e coordena a execução dos serviços administrativos relativos à rotina da Diretoria, secretariando os Diretores e a Congregação de Unidade, controlando o recebimento, encaminhamento e arquivamento dos expedientes; executando os trabalhos de atendimento ao público, recepção, digitação e encaminhamentos das solicitações dirigidas à Diretoria; providenciando a obtenção e a conservação dos materiais permanentes e de consumo; e executando outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela Diretoria de Unidade.

Banco do Livro

O Banco do Livro é o setor responsável pelo empréstimo anual de livros didáticos adotados pela Instituição aos alunos da Educação Profissional Técnica de nível médio. O Banco do livro funciona, provisoriamente, nas instalações do ginásio poliesportivo e está sob orientação da Diretoria de Unidade – Campus I.

Seção de Apoio

A seção de Apoio é um setor complementar, ligado à Diretoria de Unidade, responsável pelos pertences achados e perdidos, reprodução xerográfica,programação e controle em função das necessidades curriculares e extra-curriculares, da utilização dos   recursos materiais; assim como reserva, empréstimo e preparo de recursos audiovisuais. O setor funciona na sala 317, prédio escolar, no horário de 07:00 às 22:40 Horas.

Coordenação de Turno

A Coordenação de Turno, órgão administrativo necessário ao funcionamento das atividades meio e fim da Diretoria de Unidade, funciona na sala 317 do prédio escolar, das 7:00 às 22:40 horas, e tem por atribuição acompanhar o funcionamento das aulas e atividades, conforme horários estabelecidos; elaborar, junto com a Diretoria do Campus I o plano de circulação dos alunos; entrada e saída das salas de aula e distribuição das salas por cursos e turmas; manutenção das salas de aula e instalações, comunicando ao setor competente as ocorrências; coordenação da aplicação das avaliações somativas; registro da freqüência e atraso dos professores; resolver problemas de indisciplina em salas de aula; dispensar os alunos das aulas por atraso ou falta dos professores; exercer outras atividades correlatas, de acordo com a Diretoria do Campus I.

Seção de Registro Escolar

A seção de registro escolar é um órgão administrativo responsável pela vida acadêmica dos alunos da Educação Professional Técnica de nível médio, o setor funciona na sala 213 do prédio escolar, de segunda à sexta feira, com atendimento ao público externo de 09 às 12 horas, 14 às 17 horas e 18 às 21 horas. São atribuições da Seção de Registro Escolar:

  • Efetuar matrículas de alunos novatos e renovar para alunos em curso;
  • fornecer notas e freqüência dos alunos;
  • Manter e atualizar os registros de ensino;
  • Emitir documentos: atestados, declarações, certificados de conclusão, históricos escolares, guias de transferência, diplomas e demais documentos referentes à vida escolar do aluno de acordo com os prazos abaixo:

Atestados e declarações 03 (três) dias úteis
Certificados e históricos 15 (quinze) dias corridos
Certidão de tempo escolar 30 (trinta) dias corridos
Diplomas 60 (sessenta) dias corridos
Guia de transferência 30 (trinta) dias corridos

Coordenações Cursos/Áreas/Laboratórios

As Coordenações são órgãos complementares específicos de execução das atividades administrativas e didático-pedagógicas, necessária à Educação Profissional Técnica de nível médio, cabendo-lhes coordenar e acompanhar o desempenho das atividades nos respectivos cursos e áreas de estudo; colaborar na elaboração do horário escolar, do calendário anual e da composição de turmas de alunos; providenciar para que sejam cumpridos horários e programas de ensino, por parte dos professores; preparar e desenvolver os programas de recuperação dos alunos de seus cursos; colaborar no planejamento do currículo pleno dos seus respectivos cursos e executar outras atividades relacionadas com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, nas respectivas áreas e cursos.

Departamentos

Aos Departamentos compete a execução, coordenação e avaliação das atividades didáticas e de ensino respectivos, planejar e coordenar as atividades de ensino e pesquisa; elaborar as ementas e os programas das disciplinas ministradas pelo Departamento; deliberar sobre a adoção de livros textos e bibliografia recomendada; examinar, decidindo em primeira instância as questões suscitadas pelo Corpo Docente e Discente; apreciar a proposta do Orçamento-Programa para o exercício seguinte, na parte relativa ao Departamento; apreciar o relatório anual do Chefe do Departamento; opinar sobre a dispensa de docentes; apreciar e propor alterações na estrutura curricular.